A estenose de JUP é um estreitamento da junção entre o ureter( canal que conduz a urina do rim para a bexiga) e a pelve renal (região final do rim e onde o ureter começa) , dificultando o esvaziamento da urina do rim. É uma obstrução do trato urinário que pode ser congênita, sendo mais frequente em crianças.
Local de intersecção do rim com o canal responsável por conduzir a urina dos rins para a bexiga (ureter), a junção ureteropiélica, ou JUP, está localizada entre a pelve renal e o ureter. O estreitamento (estenose) dessa região, seja em um ou nos dois rins, pode acontecer em algumas crianças desde o nascimento.
Nesses casos, a estenose de JUP deve ser tratada pelo uropediatra por meio de uma cirurgia. O grau de obstrução pode causar um acúmulo de líquido nos rins (hidronefrose), levando, eventualmente, à perda da função renal.
Também chamada de pieloplastia, é um procedimento que corrige o estreitamento congênito da junção ureteropiélica, restabelecendo o fluxo normal de urina e aliviando a pressão sobre o rim afetado para prevenir danos a longo prazo.
É importante lembrar que a indicação formal para a cirurgia de estenose de JUP deve ser feita pelo urologista pediátrico considerando as individualidades e a realidade de cada criança.
Quando é indicada?
- Estenose bilateral, ou seja, nos dois ureteres;
- Sintomas clínicos como dor lombar/abdominal, infecção urinária, pedra nos rins ou sangue na urina;
- Piora cintilográfica da função renal;
- Confirmação de hidronefrose grau IV em exames de imagem.